A História da Bicicleta

Hoje vamos começar falando sobre como surgiu a bicicleta, o primeiro projeto de uma bicicleta que se tem notícia é de um desenho de Leonardo da Vinci , sem data, mas de aproximadamente 1490 que só  foi descoberto em  1966.


A história da bicicleta se dá início mesmo com a criação de um brinquedo chamado "celerífero", realizado pelo conde de Sirvac.Que era feito de madeira com duas rodas alinhadas em linha unidas por uma viga que servia para apoiar as mãos.
Depois disso o Alemão Barão Karl von Drais, engenheiro agrônomo e florestal pode ser considerado de fato  o inventor da bicicleta quando em 1817 instalou em celerífero um sistema de direção que permitia fazer curvas e com isto manter o equilibrio,Era a "draisiana" que vinha com rudimentar sistema de freio e ajuste de altura de selim.

A novidade foi patenteada em 12 de janeiro de 1818, em Baden e em outras cidades européias, incluindo Paris.O Barão Von Drais então passa a viajar pela Europa fazendo contatos para mostrar seu produto, mas sem sucesso acabou ridicularizado e falido.Mas mesmo patenteado surgem cópias da Draisiana, algumas mais desenvolvidas.Logo é introduzido o ferro em sua contrução, o que melhora sua funcionalidade e proporciona que alguns projetos possuíssem um sistema de suspenssão no selim ou mesmo nas rodas.
No dia 20de Abril de 1829 acontece a primeira competição em Munique.Envolvendo 26 draisianas foi realizada numa distância de 4,5 km e seu vencedor cumpriu o trajeto em 31,5 minutos, fazendo uma média de 8,6 km/h.

Desde que tudo que as primeiras draisianas foram para ruas sempre se pensou em dotá-las de um sistema de propulsão que não fosse feito pelo andar do seu condutor.
Surge em 1839 a primeira adaptada com pedais, criada pelo ferreiro escocês Kirkpatrick Macmillan.ele adapta um sistema de propulsão por pedais em balanço ligados a um virabrequim no eixo da roda traseira por meio de alavancas

Um carroceiro chamado Pierre Michaux recebeu em sua oficina uma draisiana para reaparos,que depois de pronta foi usada pelo filho que achou muito cansativa. Michaux então passou a desenvolver um sistema de propulsão que fosse ligado diretamente a roda dianteira e que fizesse o deslocar da máquina mais fácil nascendo assim o velocípede
A revolução Industrial no século XVIII, mas foi o século XIX o momento mais importante na história da humanidade, com uma impressionante revolução de idéias e conceitos, inúmeras realizações e transformações  sociais. Rapidamente os veículos movidos à propulsão humana ganharam espaço e atenção do público.Passadas décadas do surgimento dos veículos de duas rodas e propulsão humana a imagem deixada pelos biciclos era de insegurança. Na última década do século XIX começa o declínio dos biciclos e o fortalecimento das bicicletas de segurança que é a bicicleta que conhecemos hoje.Sua configuração com duas rodas do mesmo tamanho e ciclista pedalando entre elas o que resolve também o grande problema de equilíbrio existente nos biciclos.A questão do conforto ainda era pendente.Com diminuição das rodas a sensibilidade da bicicleta aumentou e junto o desconforto do ciclista.
Em 1888 que um inglês ,John Boyd Dunlop patenteou o pneu com câmara de ar.



Hoje vamos falar sobre Full e Hardtail


Vou falar um pouco hoje sobre full-suspension ou Hardtail para que vocês possam avaliar melhor a possibilidade migrar  para outro sistema.
Então vamos começar falando sobre as Hardtail que são mais  comuns:
São bikes que tendem serem mais leves devido ao peso do quadro, porém isto depende do conjunto, da configuração que sua bike está montada, pois o peso da bike pode variar muito mesmo sendo Hardtail. Existem bikes de 6 kg ate uns 14kg. Também  dizem que quanto mais rígido o quadro , mais rápido ele será, devido a rigidez responder mais rápido ao esforço da pedalada, sendo melhor nas arrancadas e retomadas, bikes hardtail tem menos estabilidade na traseira fazendo assim ela quicar.
Agora vamos falar um pouco sobre Full-suspension em geral, lembrando que existem sitemas diferentes  de full –suspenssion:
As Full- suspension tem a fama de serem bikes pesadas devido ao peso dos quadros que são em torno de 1Kg a mais  que de uma hardtail, porém uma boa configuração pode mudar isto.
Existem hoje bikes full que saem de fabrica abaixo dos 10kg e ainda podendo baixar peso nela, ou seja uma hartail abaixo dos 10KG já é bom , uma full então é demais, vejam no link abaixo um ranking de bikes leves, hardtail e full, reparem que as full mais leves estão tb mais leves que as hardtail do final da lista:


Outro ponto muito comentado é que as full para não são boas para subir por falta de rigidez, mas hj já existem suspenssões inteligentes que amortecem só o que vem de baixo fazendo assim uma pedalada rigida quando se pedala em pé , o ponto forte das full fica então na leitura de terreno, fazendo dela uma otima bike para terrenos técnicos  e para aquelas indesejáveis costelas que muito encontramos no estradão.
Lembrando que mais vale o gosto de cada um e também que pode acontecer de você se adaptadar melhor com uma do que com outra,ficando assim minha dica que você experimente primeiro antes de fazer a troca.






Dicas para Iniciantes

Hoje vamos falar algumas coisas para pessoas que estão iniciando no Mountain Bike.
Então vamos citar abaixo alguns pontos importantes:
- Primeiramente faça um bike fit, mesmo que seja simples, porque ele vai de dar o tamanho ideal do seu quadro e alturas importantes para a montagem de sua bike, a montagem com medidas erradas podem gerar dores e desconforto.
- Compre os equipamentos necessários:

* Capacete

* Luvas

* Bermudas

A bermuda mesmo que você não ache bonito, eu aconselho usar, devido ao desconforto do banco por uso prolongado, então vai uma dica; coloque uma bermuda de sua preferência por cima da bermuda de mountain bike até que você acostume com a idéia.

*Camisas


Quanto à camisa sugiro que use uma de ciclismo, devido ao fato de terem bolsos atrás para você levar equipamentos ( chaves,celular,dinheiro, câmara de ar, bomba de ar, lixa ,remendo, cola, espátulas) e suprimentos (barra de cereais ou algum outro alimento de sua preferência desde que seja compacto) ou use uma pochete.

* Câmara de ar Reserva


Sempre leve uma câmara de ar reserva, seu pneu pode furar a qualquer hora e você pode estar muito longe para  voltar empurrando.

*Bomba de ar


É necessário para caso de trocar câmara de ar

* Kit para remendo


* Caramanhola (garrafa de água) ou  Mochila de hidratação




- Procure uma turma ou algum amigo que já pedale, pois no início não aconselho pedalar sozinho, pois se tiver algum imprevisto você pode não conseguir solucioná-lo sozinho, por isso se você estiver em lugar distante pode ter problemas para voltar.

Boa  pedaladas a todos iniciantes deste esporte magnífico






O passeio em comemoração ao Aniversário do Joaquim foi realizado neste domingo, agradeço a todos que contribuíram para o sucesso desta grande confraternização, espero que o espírito de união continue para que possamos continuar realizando grandes passeios como este.
Mais fotos no link abaixo:
Criamos uma aba Bike Fit onde você será direcionado para o site nograu onde você poderá fazer um bike online gratuito.

Que venham as 27.5


Parece que as 29ers nem acabaram de sair do forno direito e as 27.5 já estão aparecendo na área, na feira que aconteceu em Taiwan , que antecipa o que acontecerá no mercado internacional em 2013 e 2014, as mountain bikes equipadas com rodas 27.5 polegadas estão em grande destaque e mais que isso parece que contam com o apoio irrestrito de fornecedores como, DT Swiss, WTB, Hutchinson, Manitou,Sun Ringle, American Classic, Fox, Magura, Rock Shox, Kenda, Maxxis, Schwalbe e Continental entre outros.
Resta saber agora se esta onda vai pegar, muitos adorarm as 29er, outros não se adaptaram, seria a 27.5 a opção para quem não se adaptou com a 29er e procura algo a mais, ou será apenas uma questão de gosto ou estética, na verdade acho que o melhor é esperar para ver.



Francês Thibaut Pinot vence 8ª etapa, com muita vibração comemora sua primeira vitória, e ainda a espetacular fuga do sueco Fredrik Kessiakoff que foi ultrapassado nos quilômetros finais, também teve uma queda envolvendo 3 espanhóis, Cadel Evans ficou em segundo lugar à frente de Tonny Gallopin.

Resultados da 8ª etapa - Tour de France 2012

1 Thibaut Pinot (Fra) FDJ-Big Mat 3:56:10
2 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:00:26
3 Tony Gallopin (Fra) RadioShack-Nissan
4 Bradley Wiggins (GBr) Sky Procycling
5 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale
6 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Lotto Belisol Team
7 Christopher Froome (GBr) Sky Procycling
8 Denis Menchov (Rus) Katusha Team
9 Haimar Zubeldia Agirre (Spa) RadioShack-Nissan
10 Frank Schleck (Lux) RadioShack-Nissan 0:00:30
Hoje  fizemos um passeio onde subimos o morro do elefante em Mateus Leme -MG

Contamos com a Presença do Pessoal muito bacana de Mateus Leme(Samuel,Thiago,Wagner,Jean Marcos) contamos também com a equipe giro forte (Alvimar,Leonardo Muniz,Natan,Alan Alves)
e turma Mateiros Bike de onde surgiu a idéia inicial de subir o morro (Sandro Barba,Sandro Rosa,Joel Carneiro,Maximo MTB,Marco Túlio ,Rafael Botelho,Julio e Ramires Resende)






O autor da ideia de subir o morro do elefante